Antes da Meia-Noite

Não sei dizer quantas vezes vi o primeiro filme. Marcou a minha adolescência: a vontade do interrail que nunca fiz, as conversas que não acabam com um estranho estrangeiro (que vivi no início dos vintes com um inglês por Lisboa e Sintra). Era uma Joana quando os conheci pela primeira vez, no Liceu, de boné e jardineiras. Era outra quando os reencontrei e assisti ao reencontro numa Paris de que só então começava a aprender a gostar. E sou outra agora que os vejo nos quarentas e com filhos. São três Joanas que são eu embora também já tenha deixado de as ser.

Eles mudam e são os mesmos.

No primeiro filme ele podia não ter metido conversa com ela, ela podia não ter saído do combóio. No segundo, ele podia ter escolhido não perder o avião (e sabe deus o que eu sou doente com horários de voos e aeroportos e cenas) e agora ele podia tê-la deixado ir e ficado no hotel a mandar abaixo a garrafa de vinho depois de ouvir que a mulher a quem declarara amor incondicional talvez já não o amasse.

Nem sei dizer se o filme é bom, sei dizer que o bebi e é meio ébria que chego a casa e tento escrever antes da meia-noite.

Eu mudo e sou a mesma.

E tiro agora deste filme duas mensagens: o luxo de uma vida pode vir de diferentes riquezas das que nos ensinam a valorizar desde que nascemos e poucas vezes estamos de facto à mercê do designios da vontade alheia. 

It takes two to tango. E a vida não é dança para meninas medrosas.

Como aliás gente sábia à minha volta me tem repetido à exaustão nos últimos tempos.

*suspiro*

 

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s