Eficácia

Acho que estamos numa daquelas alturas em que é preciso respirar fundo e lembrar o básico. Como a função de uma greve e, pasme-se, a função de um estado.

Estava a ler este artigo de opinião sobre como a greve dos professores, por “só” prejudicar os utentes, não é eficaz. E não percebo este ponto de vista, porque esquece algo de muito básico.

O entendimento que tenho do funcionamento de uma democracia e da razão da existência de um aparelho de estado leva-me a pensar que, quando os utentes de um sistema são prejudicados, o titular do órgão de soberania que tutela esses utentes é prejudicado. Isto porque não são só os funcionários do sector público que são diferentes dos do privado. Os “patrões” também. São diferentes porque não respondem a lógicas puramente matemáticas de custo vs. retorno, seja ele político ou financeiro. Respondem perante o interesse público. São diferentes porque, regressemos ao básico, numa democracia, os “patrões” somos nós.

O retorno das medidas de um governante é o bem-estar social e o progresso, com os benefícios económicos que daí advêm no médio e no longo prazo, muito para lá da validade do seu mandato. Se têm que ter em conta o equilíbrio dessas medidas, de maneira responsável e que não deixe um herança de dívida às gerações seguintes? Claro, isso inscreve-se precisamente na tal preocupação com as repercursões para além dos seus mandatos de que falava. Mas estamos todos demasiado esquecidos de que, originalmente, o progresso é o era o ROI dos estadistas.

Se os cidadãos sofrem, os governantes sofrem porque, afinal, é para eles que trabalham. É, por isso, essa a eficácia da greve.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s