É a Alemanha quem está a mais no euro?

Lembro-me daquele momento em que, depois de ver a squadra azzura bater a equipa alemã nas meias-finais do Campeonato da Europa, um grupo de tiffosi italianos começou a cantar “La Germania fuori dall’Europa! La Germania fuori dall’Europa!” (“A Alemanha para fora da Europa!”).

A ler a última alocação de George Soros sobre o futuro do euro e da União Europeia, veio-me à cabeça esse momento. Não que o respeitado economista queira o colosso germânico expulso do concerto das nações do Velho Continente, até porque essa exclusão já correu muito mal no passado, mas lá que brinca com a ideia de um euro sem a Alemanha, lá isso brinca.

Face à indisponibilidade de Berlim para apoiar a criação dos chamados “eurobonds” e oferecer, de uma penada, a sua estabilidade à gestão da dívida pública do Sul da Europa e um balão de oxigénio que daria a oportunidade para verdadeiras reformas em países como Portugal, uma das hipóteses levantadas é que os outros países o façam… sem a Alemanha.

Destaco dois elementos deste artigo:

1. O valor e credibilidade dos eurobonds, sem a Alemanha, continuaria a ser maior do que os títulos do tesouro dos Estados Unidos ou do Japão.

2. Os alemães não podem esperar, paradoxalmente, que todos os outros países sigam o seu exemplo de formiguinha, que aumenta as exportações e diminui as importações, porque é uma impossibilidade matemática que todos os países o façam em simultâneo. O crescimento das exportações alemães fez-se em cima do crescimento das importações dos outros países. Óbvio.

Anúncios
Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s